Jobs trabalhava em iTV, revela biografia
Segundo biografo de Jobs, confundador da Apple pensava bastante em como melhorar o televisor. Muita gente acredita que a Apple tem um iTV no forno.
Por EXAME.COM
São Paulo - A lista de não-produtos da Apple - onde já estão iPhone 5, iPad 3 e iPad HD - ganhou mais um item nos últimos dias: o iTV. Desde que Walter Isaacson escreveu, em sua muito comentada biografia de Steve Jobs, que o fundador da Apple pensava bastante em como melhorar o televisor, muita gente teve certeza de que a Apple tem um iTV no forno.
O relato de Isaacson veio reforçar um rumor que existe há muitos anos - o de que a Apple entraria no mercado de televisores. A empresa já tem um produto nessa área, o Apple TV, um pequeno dispositivo eletrônico que recebe imagens da internet ou de um computador e envia ao televisor. Além disso, os monitores Apple Cinema Display podem exibir filmes em alta resolução. Eles só não têm o receptor de TV propriamente dito.
Isaacson diz que Jobs "queria fazer pelos televisores o que havia feito pelos computadores, players de música e celulares: torná-los simples e elegantes". Ele cita o fundador da Apple dizendo: "Eu gostaria de criar um televisor integrado totalmente fácil de usar. Ele trabalharia em sincronismo perfeito com todos os dispositivos eletrônicos do usuário e com oiCloud".
Eu resolvi
A ideia de Jobs era que as pessoas não precisassem mais usar meia dúzia de controles remotos cheios de botões para comandar os aparelhos na sala. "Ele terá a mais simples interface com o usuário que você puder imaginar. Eu finalmente resolvi isso", disse Jobs.
Esta última frase ("I finally cracked it" no original em inglês) é que deu a entender que o iTV estaria muito perto de virar realidade. Como já havia acontecido com o iPhone 5 e o iPad 3, ilustrações mostrando como poderá ser o televisor da Apple começaram a surgir na internet. Algumas das melhores foram criadas pelo brasileiro Guilherme Schasiepen (acima).