NOTÍCIAS> CULTURA
30 de October de 2011 - 12h00

Etapa de Adamantina define selecionados em artes visuais.

Adamantina sediou no último domingo (30) a seletiva final do Mapa Cultural Paulista, fase regional, em artes visuais.

O evento foi nas dependências da ETEC Eudécio Luiz Vicente. Na semana que antecedeu a seletiva final, os trabalhos ficaram expostos para visitação, no período de 24 a 27.

Participaram da mostra e da seletiva, artistas visuais, em modalidades artes plásticas, desenho de humor e fotografia, representando as cidades de Adamantina, Álvares Machado, Anhumas, Dracena, Osvaldo Cruz, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Rancharia e Tupi Paulista.

Em artes plásticas foram selecionados trabalhos dos artistas Reginaldo Modesto, Gervásio de Farias e Davi Vieira, todos de Dracena, e Vanda A. R. Leitão, de Presidente Epitácio. Em fotografia, Luiz Zaniboni, de Dracena. E em desenho de humor, Daniel Mamona, de Tupi Paulista.

 

Agora, os seis artistas representarão a região de Presidente Prudente na Fase Estadual, que vai acontecer no primeiro semestre de 2011. Todos os artistas de artes visuais selecionados para esta fase participarão do catálogo que será produzido pela Abaçaí Cultura e Arte e receberão uma cota de dez exemplares do mesmo, além de terem suas obras divulgadas em todo o Estado de São Paulo através da circulação dos catálogos. Dentre os artistas selecionados para a Fase Estadual, serão selecionados 5 em cada uma das modalidades, ou seja, 15 artistas que receberão o "Prêmio Estímulo" de R$ 1.200,00.

 

Logo após a seletiva de artes visuais, aconteceu no auditório da ETEC Eudécio Luiz Vicente o espetáculo musical da cantora Vânia Bastos, pelo Circuito Cultural Paulista. Neste show, Vânia apresentou o repertório do elogiado CD "Na Boca do Lobo", com canções consagradas como "Upa Neguinho", "Arrastão", "Ponteio" e muitas outras boas surpresas.

 

Júri de avaliação

 

Para avaliação dos trabalhos em artes visuais vieram a Adamantina três convidados da organização do Mapa Cultural Paulista, que foram recepcionados pelo produtor do evento, na região, Farid H. Hadry Júnior.

 

O júri foi presidido pelo pintor, desenhista e artista experimental Miro Bampa, que participou de várias exposições, sacões e mostras de artes no Brasil e exterior (EUA, México, Alemanha e Portugal). Foi curador do Mapa Cultural Paulista em 2010 e atualmente trabalha com imagens fotográficas interferidas e encáustica, onde se apropria de materiais oxidados para compor suas obras.

 

O segundo participante do júri foi o artista plástico e arquiteto Ruy Frederico Sauerbronn. Brasileiro, naturalizado francês, formou-se em letras clássicas e direito pela USP e em arquitetura pela Escola de Arquitetura de Grenoble (França). Na França, onde vivei de 1973 a 2005, foi professor da Escola de Belas Artes e Escola de Arquitetura, em Grenoble. Tem diversas realizações em arquitetura no Brasil e na França, com participação na Bienal de Arquitetura de São Paulo.

 

O terceiro integrante do corpo de jurados foi o artista plástico Wagner Pavarin. È formado em artes visuais com ênfase em design pela PUC/Campinas com pós graduação em história da arte pela Universidade São Judas Tadeu e especialização em Renascença pela Escuola Leonardo da Vinci, em Firenze. Artista versátil, tem atuado em diversos segmentos artísticos como a cenografia, arte escultórica e pintura de painéis de grandes proporções.

 

 

Para saber mais

 

Facebook: www.facebook.com/vivacultura

Twitter: www.twitter.com/VivaculturA 

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading