NOTÍCIAS> MERCADO
31 de October de 2011 - 12h00

Discos rígidos encarecem 50% em uma semana.

O mercado dos fabricantes de discos rígidos está sofrendo os primeiros reflexos das graves inundações que acontecem na Tailândia...

Diversas fábricas de periféricos foram atingidas pelo fenômeno natural no país, o que fez com que o preço médio dos discos rígidos subisse em 50%.

Quem informa é a empresa de consultoria IHS. Segundo suas estimativas, aproximadamente 1/4 de todos os discos rígidos que são fabricados no mundo saem das fábricas tailandesas, o que faz com que todos os grandes fabricantes/vendedores desses dispositivos sejam afetados de alguma maneira.

As empresas começam a se pronunciar sobre o assunto, informando os prejuízos e medidas que pretendem tomar para manter o mercado abastecido. A Western Digital emitiu um comunicado, informando que provavelmente a empresa terá uma redução de 60% em sua produção, e que só poderão fabricar entre 22 e 26 milhões de unidades nesse trimestre em vez das mais de 58 milhões de unidades estimadas anteriores à inundação.

Outra empresa que se manifestou foi a Seagate, que entrou em contato com alguns veículos de imprensa para confirmar a sua posição. A empresa espera que a escassez de discos rígidos se acentue, e isso fará com que os preços aumentem. Tanto a Western Digital como a Seagate afirmam que podem levar meses para ter o seu cenário estabilizado novamente.

Com isso, podemos prever um quadro de aumento de preços dos discos rígidos aqui no Brasil, já que a maioria das unidades distribuídas no mercado formal e informal (e isso, contando os discos rígidos que acompanham os computadores e notebooks das grandes marcas) são importados.

 

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading