CICFAI Júnior tem apresentação de projeto de cisterna
O projeto realizado em Mariápolis teve aprovação do Governo do Estado de São Paulo
Dentre os excelentes trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos ensinos médio e fundamental, está o projeto dos alunos da E.E. Profº Elmoza Antônio João, do município de Mariápolis.
Com o tema, "Modelagem para execução no projeto: cisterna nas escolas, uma opção sustentável", os jovens tiveram como ideia central, aplicar a matemática numa ação que beneficiasse o meio ambiente, como explica a professora Poliana Romanini.
"Inicialmente pensamos na questão da água, e em parceria com o projeto Game SuperAção promovido pelo Instituto Ayrton Senna. A partir daí, analisamos conceitos matemáticos que relacionava a área de superfície plana da escola, a vazão, o volume e os gráficos estatísticos que divulgavam a quantidade de chuva no local num período de cinco anos," explica.
Com o resultado dos estudos, a escola chegou à conclusão de que seria possível construir uma cisterna com capacidade para armazenar cerca de 30 mil litros de água, que seria utilizada na horta escolar, preservando assim, a água potável.
Aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, o projeto recebeu uma verba para iniciar as obras da cisterna no final deste mês. A professora que auxiliou na pesquisa comenta o quanto é gratificante ver os resultados de um trabalho feito na escola.
"Não apenas abordar os conceitos de aprendizagem ensinados aos alunos, mas também, a capacidade de trabalhar em conjunto que eles desenvolveram," finaliza.