NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
22 de October de 2013 - 12h00

CICFAI 2013 insere estudantes no mundo da pesquisa

Evento teve início nesta segunda-feira, 21, e se estende até a sexta, 25

por Daniel Torres de Albuquerque - Colaborou: Priscila Caldeira

Teve início nesta segunda-feira, 21, o VII Congresso de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI), de nível universitário, o VI CICFAI Júnior, voltado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e o III Congresso de Pesquisa Científica (CPCFAI), direcionado a pesquisadores e a profissionais que já atuam em suas respectivas áreas de graduação.

Neste ano, os congressos extrapolaram as expectativas de inscrições e, juntos, somaram 977 trabalhos de 1.903 autores. Foram 583 trabalhos inscritos no CICFAI, 239 no CICFAI Júnior e outros 155 no CPCFAI, sendo 364 orientadores e, destes, 271 não são docentes da FAI.

"Esses eventos já calcaram seu espaço em nossa região. Temos, a partir de agora, o momento científico mais importante da Nova Alta Paulista. Nesta oportunidade de divulgação dos ensaios e das pesquisas realizadas pelos estudantes e profissionais, damos mais um passo para a verticalização da FAI dentro do contexto universitário do Brasil", ressalta o presidente do evento, professor José Aparecido dos Santos.

Vindos de Flórida Paulista, os alunos João Antônio Nunes dos Santos e Natan César Ferreira Buassali, do 8º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pércio Gomes Gonzales, apresentaram uma "análise e comparação da estrutura etária populacional de Flórida Paulista" na primeira noite do CICFAI Júnior.

Para eles, a experiência em participar de um congresso científico é um incentivo para os estudos. "O gráfico que a gente montou é uma pirâmide etária e é muito importante para o planejamento da cidade, porque, através dela, a gente pode perceber as necessidades que a cidade tem como vagas nas universidades, escolas públicas, saúde e valem para os setores privados e públicos", observam os estudantes.

Pela primeira vez no CICFAI Júnior, estiveram os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Sylvio de Giulli, da cidade de Iacri. O professor que os orientou é estudante do curso de Química da FAI, Diego Afonso da Silva. "É uma oportunidade para formar pesquisadores, por isso, selecionei alguns alunos com a ajuda da coordenação e da direção. E como a Química é uma disciplina que faz parte do meu cotidiano, gostaria que eles se interessassem pela área, porque é promissora tanto para a indústria como para a educação. Recomendo o curso, ainda mais que na nossa região tem bastante usina de açúcar e álcool", explica.

Uma das integrantes do grupo, Lorena Rodrigues de Oliveira, reforça como positiva a participação na apresentação do trabalho, com o título "Conflitos na Síria pelo olhar químico". "O objetivo é aprofundar nosso conhecimento, não só na área de Química nos assuntos que a gente abordou, mas de poder lidar com o público. Foi muito proveitoso. A experiência valeu a pena e, com certeza, a gente vai querer voltar outras vezes", observa a aluna.

Os congressos científicos mantêm sua programação aberta à comunidade até esta sexta-feira nas três modalidades: Júnior, Universitário, e para os já graduados. Mais informações pelo telefone (18) 3502-7080. 

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading