O criador do Megaupload, Kim Dotcom, anunciou que pretende oferecer banda larga gratuita para todos os moradores da Nova Zelândia.A medida faz parte de um plano ambicioso do empresário para construir um novo cabo submarino, conectando a Nova Zelândia aos Estados Unidos. Avaliado em 400 milhões de dólares, o novo cabo seria capaz para dobrar a velocidade da banda no país.
Dessa forma, a nova empresa de Dotcom competiria com outras operadoras que operam no país, como a Vodafone.
O plano de Dotcom seria oferecer acesso gratuito à população e tarifar empresas e o governo - os seus preços seriam 80% mais baratos do que os cobrados atualmente.
Segundo o jornal The New Zeland Herald, Dotcom pretende conseguir o dinheiro para a construção do cabo processando os estúdios de Hollywood e o governo americano por destruição ilegal e política de suas empresas.
O consórcio Pacific Fibre já tentou construir o cabo, porém, não obteve sucesso devido à falta de investidores.
Atualmente, Dotcom vive uma lua de mel com a Nova Zelândia. Recentemente, o país aceitou hospedar o novo serviço do empresário, chamado Mega.
Antes, o país africano Gabão já havia negado o registro.
Segundo Dotcom, o novo serviço irá funcionar de maneira um pouco diferente do antigo Megaupload, porém, ainda irá permitir a hospedagem de arquivos dos usuários.
Todos os arquivos carregados serão criptografados. Para desbloqueá-los após o download, será necessária uma senha.
Ao criptografar os arquivos, seria impossível para o Mega conhecer seu conteúdo, o que lhe isentaria da responsabilidade de excluir dados protegidos por direitos autorais.