NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
30 de October de 2012 - 12h00

Estudantes de país vizinho participam dos congressos FAI

Maria Aparecida Fortuna Clara e a filha Lilian Fortuna Clara Fabiani apresentaram seus trabalhos nos congressos científicos da FAI pela mesma instituição paraguaia.

por Priscila Caldeira - assessoria de imprensa

Com o encerramento nesta sexta-feira, dia 26, os congressos científicos da FAI registraram a presença de mais de 1.300 autores. O CICFAI Universitário (Congresso de Iniciação Científica da FAI) reuniu 847 autores. O CICFAI Júnior 406 e o CPCFAI (Congresso de Pesquisa Científica) 142.

O público de 131 instituições distintas acompanhou a realização do evento científico promovido pelas Faculdades Adamantinenses Integradas.

É o caso de Raul Augusto Cunha, aluno da Universidade Federal da Grande Dourados (MS) que participou do CICFAI Universitário pela primeira vez.

O estudante é bolsista de iniciação científica e pretende ingressar futuramente no mestrado. "Gostei muito da apresentação. Era para ter vindo ano passado, mas não foi possível e esse ano deu certo, apresentei bem. O incentivo veio da própria orientadora que reforçou ser uma boa experiência. Espero estar em outros congressos e quem sabe na FAI ano que vem novamente", aponta.

A mestre em Educação pela Universidad San Carlos, do Paraguai, Maria Aparecida Fortuna Clara, é supervisora da Diretoria de Ensino da região de Adamantina. Ela conta que decidiu compartilhar sua pesquisa da pós-graduação na FAI, instituição que se formou.

"Vim por orgulho mesmo, porque fui aluna da FAI e para mostrar um pouco da pesquisa que pude fazer. No Paraguai foi muito elogiada essa questão do professor mediador. Eles mandaram parabéns para o Brasil, e para o estado de São Paulo que está a um passo a frente tendo esse mediador para poder ajudar a trabalhar os conflitos", explica.

A graduada em Matemática pela FAI, filha de Maria Aparecida, Lilian Fortuna Clara Fabiani, cursa mestrado em Ciências da Educação pela mesma instituição paraguaia.

"Saí muito contente, me senti muito realizada porque trouxe um resultado da minha pesquisa de TCC de uma pós-graduação, uma especialização lato sensu que eu fiz pela Unicamp, onde sigo a mesma linha temática em educação matemática agora no mestrado que fala sobre a História da Matemática e a aplicabilidade com os alunos. Fui muito elogiada pela banca, uma vez que a Matemática está sendo um problema na aprendizagem do aluno", avalia Lilian.

Lilian participou outras vezes dos congressos científicos da FAI, mas como orientadora de trabalhos do CICFAI Júnior.
"No primeiro ano nós fizemos sobre o fenômeno bullying. Aplicamos um questionário na escola para identificar esses casos. No segundo, falamos sobre a expectativa de vida do jovem de Inúbia Paulista. Foi um processo muito gratificante até mesmo para os alunos da escola, conquistado através de muito estudo. Eles ficaram classificados entre os melhores trabalhos por dois anos consecutivos", finaliza.

Para visualizar as fotos dos congressos científicos da FAI, acesse: http://www.fai.com.br/cicfai2012/index.php?conteudo=fotos&pagina=2

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading