NOTÍCIAS> TECNOLOGIA
27 de August de 2012 - 12h00

Aplicação torna celulares comuns em smartphones

Celulares comuns são maioria em países em desenvolvimento para o acesso à internet e serviços baseados na nuvem.

 
Por Monica Campi, de INFO Online

Celulares comuns são maioria em países em desenvolvimento para o acesso à internet e serviços baseados na nuvem.

Muitos desses aparelhos rodam aplicações Java e navegam na web, mas não possuem capacidade para suportar aplicativos como os utilizados por sistemas como Android e iOS.

Mas uma startup australiana chamada biNu revelou um sistema que poderá mudar essa situação ao colocar aplicativos móveis na nuvem, permitindo aos usuários desses celulares comuns o acesso a esses programas por meio de um cliente Java.

O sistema, também batizado de biNu, fornece acesso ao Facebook, Twitter e serviços de busca e tradução do Google, feed de notícias e outras aplicações baseadas na web e disponíveis em 16 idiomas por meio de um app virtual em Java hospedado na Amazon. Os usuários também podem adicionar novos aplicativos no portal do serviço.

A startup já tem usuários na África, Malásia e Irã, além dos Estados Unidos. Segundo a empresa, eles possuem 4,2 milhões de usuários que já realizaram 33 milhões de sessões apenas neste mês.

O app em Java, que a startup alega rodar em praticamente todos os celulares, utiliza pouco poder de processamento. É possível baixar a aplicação usando um navegador WAP ou por mensagem SMS.

"O biNu é uma plataforma móvel desenvolvida para o desempenho. Celulares em redes 2G (GPRS/EDGE) experimentam respostas quase que imediatas em aplicativos e serviços como Twitter, Wikipedia, previsão do tempo, etc.", afirmou a empresa em comunicado.

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading