NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
28 de January de 2012 - 12h00

FAI e UFSCAR assinam convênio para executar projetos

"...a FAI em parceria com a UFSCar assina um convênio que possibilita a execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão..."

Por Priscila Caldeira e Natália Esse

Neste início de ano, a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) assina um convênio que possibilita a execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão sem intermediação em seus programas institucionais.

O convênio consiste em treinar estudantes no Centro de Pesquisa de genética e melhoramento da UFSCar, localizado em Valparaíso, com os bolsistas do CNPq nos projetos que a FAI vem desenvolvendo com cana-de-açúcar. A iniciativa irá beneficiar os estudantes do curso de Agronomia, Tecnologia em Agronegócio e PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio).

Segundo o professor mestre Vagner Amado Belo de Oliveira, no decorrer do ano os alunos do curso de Agronomia da FAI serão enviados para realizar um estágio curricular na UFSCar, tendo inclusive a possibilidade de remuneração.

Oliveira também ressalta que o objetivo do convênio é fortalecer a pesquisa e a posterior difusão tecnológica por meio do uso dosrecursos da FAI, como o auditório Miguel Reale localizado no campus II, com capacidade para mais de 500 pessoas, bem como o aproveitamento de todo o corpo docente e discente. "Enquanto houver interesse mútuo, a FAI e o Centro de pesquisa da UFSCar de Valparaíso estarão desenvolvendo trabalhos em conjunto", frisa.

O primeiro trabalho desta parceria será realizadono no campo experimental da FAI com as variedades de cana-de-açúcar cedidas pela UFSCar."A pesquisa tem um objetivo técnico-científico, além da importância prática que poderá nortear os produtores de cana-de-açúcar da Alta Paulista", afirma Oliveira.

O professor ainda ressalta que a parceria é relevante não só para as duas instituições, mas para todo o agronegócio sucro-alcooleiro do Brasil, "do qual esperamos gerar muitos frutos para a agricultura nacional, que já é referência no mundo todo em termos de Agricultura tropical. Neste sentido, a FAI busca a parceria para fortalecer ainda mais estecenário".

O prof. Dr. Délcio Cardim também irá orientar pesquisas sobre cana-de-açúcar. Segundo o coordenador do Núcleo de Prática de Pesquisa, prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva, este convênio poderá "potencializar" o pedido de novas bolsas de iniciação científica junto ao PIBIC e CNPQ.


Crédito foto: Jesana Lima

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading