NOTÍCIAS> CIÊNCIA
9 de December de 2011 - 12h00

Cientistas imprimem em 3D osso que dissolve

A estrutura criada por pesquisadores americanos pode ser usada no corpo para promover o crescimento de ossos de verdade no organismo.

Por Abril INFO

São Paulo- Ela tem textura, forma e função de osso - mas é impressa em 3D em uma máquina. A estrutura criada por pesquisadores americanos pode ser usada no corpo para promover o crescimento de ossos de verdade no organismo e, depois do trabalho feito, desaparece sem deixar vestígios.

Criado pela equipe da professora Susmita Bose, da Universidade Washington State, o material pode ser usado em procedimentos ortopédicos, ortodônticos e até mesmo no tratamento de osteoporose.

 
Segundo ela, em alguns anos, médicos e dentistas poderão encomendar moldes no formato desejado e implantá-los no corpo. Basta fazer uma tomografia da área com fraturas ou problemas e criar um arquivo de CAD com o "molde" que será impresso em uma  ProMetal 3D.

A impressora, aperfeiçoada pela universidade, libera uma mistura de fosfato de cálcio, silício e zinco em sprays que formam camadas de 20 microns, metade da espessura de um fio de cabelo.  A sobreposição dessas camadas cria modelos das mais variadas formas, com recortes internos, espaços ocos...

Testes bem sucedidos in vitro (fora de seres vivos) mostraram que, após uma semana em um meio de células ósseas humanas imaturas, o material foi recoberto por novas células. Os resultados iniciais em ratos e coelhos também parecem promissores.

Moldes impressos

 

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading