NOTÍCIAS> EDUCAÇÃO
8 de November de 2011 - 12h00

FAI premia trabalhos dos Congressos de Iniciação Científica

Mais de 500 pessoas presentes no auditório Miguel Reale prestigiaram a premiação dos Congressos de Iniciação Científica da FAI...

Neste sábado (19/11), a FAI realizou a premiação dos trabalhos do CICFAI, CICFAI Júnior e CPCFAI. Os primeiros colocados por área de conhecimento (humanas, exatas, biológicas e agrárias), ensino fundamental, médio e técnico foram congratulados. Já os melhores trabalhos por sala de aula, designados pela comissão avaliadora, receberam certificado de menção honrosa.

No total, foram oito notebooks, além dos segundos colocados que ganharam uma impressora cada um, e um pendrive para os terceiros. A qualidade foi apontada pelo diretor da FAI, professor Dr. Márcio Cardim, como o diferencial dos congressos. "Esse ano nós tivemos uma qualidade bem melhor dos trabalhos. Isso é relato de professores que foram banca. O auditório estava lotado na cerimônia de premiação. Nós ficamos muito contentes pela participação durante toda a programação do evento, que ocorreu de 17 a 21 de outubro, e agora também, todos os pais e familiares prestigiando a entrega das premiações", ressalta Cardim.

Para o vice-diretor da FAI, prof. Dr. Wendel Cleber Soares, a cada ano o congresso apresenta crescimento. "O CICFAI está na 5ª edição, o CICFAI Júnior na 4ª e a inovação nossa foi o 1º Congresso de Pesquisa Científica (CPCFAI). O resultado disso é que a cada ano nós percebemos que os trabalhos estão aumentando não só em números, mas também na qualidade. O trabalho de nossos colaboradores foi de suma importância para os três congressos", avalia.

A professora de Ciências Econômicas, História, e Geografia da FAI, Izabel Castanha Gil, recebeu menção honrosa pela metodologia de ensino nos trabalhos que orientou. Foram nove certificados e a conquista da segunda colocação pelo CICFAI Júnior do orientando da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, Caio César Vieira dos Santos.
A temática foi desenvolvida, primeiramente, para o 5° Prêmio Econoteen da Faculdade de Economia da USP (FEA).

"É um projeto de economia onde você deveria debater os impactos que iriam causar a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, os benefícios a curto e a longo prazo, levando o embasamento teórico para o lado econômico", explicou Caio César.

Para a professora Izabel, a FAI cria uma "oportunidade" aos alunos do Ensino Médio e Técnico. "É uma oportunidade para que o aluno consiga perceber que aquilo que ele aprende na sala de aula tem uma dimensão universal. Esse passo é o CICFAI. É muito interessante o incentivo que a FAI disponibiliza, a oportunidade que o aluno tem e o que isso significa na formação deles. O professor instrumentaliza o seu aluno para o protagonismo juvenil. Ele constrói o conhecimento e o professor desenvolve os referenciais para que ele construa essa independência intelectual", frisa.

Para 2012, os congressos de iniciação científica têm data marcada. A apresentação dos trabalhos será realizada no mês de outubro. Mais informações estão disponíveis no site do CICFAI.

Central de comunicação

Priscila Caldeira - Jornalista - MTb: 8148/PR

Fabrício Lopes - Assessor de Comunicação

Av. Santo Antônio, 377 - Centro - Adamantina-SP - (18) 3522-1004
design by MD Comunicação. Powered by Doctus Tecnologia.
Loading